RoLeo

Conheça a história de Arthur, o jovem astrônomo que vendeu empadas para comprar um telescópio

Arthur Felipe é um jovem de 18 anos, morador de Martins, região serrana do Rio Grande do Norte. O jovem ganhou repercussão nacional no ano passado, em 2020, quando, pensando em comprar um telescópio ”de ponta”, se dedicou à venda de empadas que ele mesmo produzia. Ele acordava todos os dias, antes do sol nascer, para fazer os salgados e em seguida saía pelas ruas da cidade para vendê-los.

Estudante da rede pública, Arthur se apaixonou pelas estrelas ainda criança, assistindo ao seu desenho animado favorito, Cavaleiros do Zodíaco. Passou então a estudar astronomia por conta própria, até que em 2017, com 15 anos, foi medalha de ouro na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

Sua história inusitada chegou até Luciano Huck e Arthur foi convidado a participar do quadro The Wall, no Caldeirão do Huck, a fim de conseguir um prêmio em dinheiro para comprar um telescópio e fazer um curso na NASA.

Mas o apresentador o surpreendeu, antes de começar o quadro, anunciando: “Meu irmão Fernando está em Los Angeles, porque é diretor de cinema. Ele tinha um mega telescópio, que adorava. Quando foi morar fora, não dava para levá-lo, meus filhos também não se interessaram muito e é um negócio tão técnico, tão complexo, que tem que ser para alguém muito apaixonado por isso”, começou o apresentador. “Liguei para o meu irmão e falei: ‘Tem a história aqui de um menino que quer ser astrônomo, do Rio Grande do Norte, que foi para a rua vender empadinha para comprar um telescópio”, disse. “Meu irmão falou que, se você mandar uma empadinha para ele, te dá o telescópio dele”, anunciou Luciano.

O estudante, que fez seu primeiro telescópio com materiais reciclados, ficou extasiado com a notícia, e o apresentador impôs uma condição: “Vou falar para o meu irmão que ele pode mandar o telescópio dele que é ‘mega power blaster’ lá para Martins. Mas agora você tem um compromisso: quando chegar o dele lá, precisa dar o seu para alguém que tem a mesma curiosidade que você”, disse.

Histórias como a de Arthur nos inspiram, nos mostram que vale a pena sonhar, acreditar em nossos instintos e seguir o nosso coração.

Assista ao programa completo em: www.youtube.com/leosouzae 

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo