Educação

Lais fecha acordo de cooperação internacional com a Pontifícia Universidade Salesiana, de Roma

Em mais um acordo de cooperação internacional, o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Lais/UFRN) firmou uma parceria com a Università Pontificia Salesiana (UPS, Pontifícia Universidade Salesiana, em português), de Roma, capital da Itália. Com o foco no impacto social, ético e educativo por  meio de tecnologias assistivas, as duas instituições promovem essa parceria para desenvolver pesquisas e estudos nas áreas de educomunicação, inteligência artificial e educação em saúde. No caso do Lais, o acordo prevê ações voltadas para o projeto revELA.

Mediador do acordo, o professor Juciano Lacerda explica como ocorreram os trâmites. “A ideia do acordo surgiu quando fui convidado para ser orientador de uma tese de doutorado na UPS. Através dessa experiência, descobri que o professor Fábio Pasqualete desenvolvia eventos e discussões sobre inteligência artificial. Então, após isso, eu e o pesquisador Sedir Morais demos o primeiro passo para a construção do acordo. Fizemos a revisão da minuta do acordo com o reitor Mauro Mantovani e ela tramitou por lá. Agora recebemos o documento assinado”, finaliza Juciano.

Segundo Juciano, a cooperação será desenvolvida  no plano de trabalho previsto para dois anos. Nesse plano de trabalho, há intercâmbio entre pesquisadores e estão previstos dois pós-doutorados de pesquisadores do Lais, a fim de desenvolver pesquisas junto à Universidade Pontifícia Salesiana de Roma.

Além disso, estão previstas a produção de artigos científicos e a participação e organização de eventos e seminários. “A importância desse tipo de parceria é que o Lais desenvolve pesquisas que aplicam a inteligência artificial e ciência aplicada e produtos e perspectivas ligadas à saúde tecnologias e dispositivos, e a Pontifícia Universidade Salesiana de Roma tem pesquisadores que investigam a questão ética e o impacto do desenvolvimento de aplicação de inteligência artificial na sociedade. Então, essa dimensão ética é fundamental para a gente não só desenvolver, mas também discutir e pensar os alcances, limites e possibilidades dessas aplicações em inteligência artificial. Nesse sentido, essa cooperação vai contribuir bastante”, declara Juciano.

Pontifícia Universidade Salesiana

A Pontifícia Universidade Salesiana (UPS) é uma Universidade de Direito Pontifício dependente da Santa Sé, com sede em Roma. A Universidade tem atualmente seis faculdades, cada uma regida por um decano: Faculdade de Teologia, Faculdade de Ciências da Educação, Faculdade de Filosofia, Faculdade de Direito Canônico, Faculdade de Literatura Cristã e Clássica, e Faculdade de Ciências da Comunicação Social.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo