Turismo

Paraíba ganha primeira trilha de longa distância

A Paraíba ganhou mais um roteiro turístico: a primeira trilha de longa distância do estado e uma das primeiras do Nordeste, no Mirante Vale da Serra, em Araruna (PB) – a 175 km de João Pessoa. A trilha Caminhos das Ararunas, segundo Ricardo Henrique, presidente do Fórum de Turismo do Curimataú e Seridó paraibano, é um produto voltado para o público que procura por aventura na natureza e trekking em regiões serranas. A trilha terá 100 km de percurso – a 4km do Rio Grande do Norte -, porém, nesse primeiro momento, estarão disponíveis apenas 72 km, sempre entre Araruna e Cuité, na Paraíba.

A trilha está cadastrada na Rede Brasileira de Trilhas de Longa Distância e está toda georreferenciada e sinalizada, sendo possível se guiar por aplicativo ou com condutores locais, que receberam treinamento por meio de cursos. Os turistas e paraibanos ainda podem se hospedar em casas de camping, casas de moradores ou pousadas e hotéis da região.

O processo de implantação dos roteiros foi realizado em duas etapas. A primeira, uma oficina que abordou a teoria da sinalização em corredores ecológicos, de modo que foram apresentados os modelos e cores das setas, técnicas de marcação e locais apropriados para a sinalização. A segunda etapa ocorreu no Cânion da Serra Verde, um dos principais cartões postais de Araruna. Os participantes observaram e puderam ter a experiência da marcação de setas informativas, além de receber orientações sobre boas práticas em atividades turísticas na natureza.

A Rede Brasileira de Trilhas de Longo Curso foi criada em 2018. A iniciativa conta, atualmente, com 3.500 quilômetros de trilhas cadastradas em 22 unidades federativas. A Rede foi implementada por meio de uma portaria conjunta do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério do Turismo.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo