Educação

UFRN comemora 45 anos do Deart

A abertura da solenidade de celebração do 45° aniversário do Departamento de Artes (Deart) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) foi realizada na tarde desta segunda-feira, 2 de agosto, com a participação do vice-reitor, Henio Ferreira de Miranda. A programação comemorativa segue até 26 de agosto com lives sobre a temática 45 anos de Memória, Conhecimentos e Partilhas.

O vice-reitor, Henio Miranda, considerou que a comemoração justifica-se pelo retrato da comunidade do Deart que se empenha na promoção das artes, por meio das atividades de ensino, pesquisa e extensão, ao impulsionar a criação artística na universidade. Para a diretora do Centro de Ciência Humanas, Letras e Artes (CCHLA), Maria das Graças Soares, o Departamento é local de inspiração e aquisição de técnica para movimentos, gestualidades, equilíbrio das cores, assim como para o trabalho da voz, visando o desempenho de atividades artísticas no âmbito das artes visuais, da dança e do teatro.

A diretora do Núcleo de Arte e Cultura da UFRN (NAC), Teodora Alves, falou sobre a história do Departamento, lembrando que o Deart é o espaço onde mais pulsa a arte na UFRN, “com suas cores, texturas, movimentos e vozes”. Já o chefe do Deart, Adriano Moraes, destacou que o setor possui 35 docentes, sendo 29 efetivos e seis substitutos; 18 técnicos; e cerca de 700 alunos. O gestor ressaltou ainda a importância da conexão da unidade com a sociedade, que é simbolizada pela sua localização no Campus Central.

O evento contou ainda com as participações de Nivaldete Ferreira e Adeilza Gomes, representando os docentes e os discentes, respectivamente. Confira a cerimônia no Canal do Deart no Youtube.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo