Rio Grande do Norte

Duas cidades potiguares têm situação de emergência reconhecida por falta de chuvas

Mais duas cidades do Rio Grande do Norte entraram em situação de emergência pela falta de chuvas que atinge regiões do interior do estado. A decisão foi publicada na edição desta terça-feira (14) do Diário Oficial da União (DOU).

Com a medida, Alexandria e Ruy Barbosa passaram a integrar a lista com 89 municípios potiguares que obtiveram o reconhecimento federal devido à estiagem ou à seca, que é uma ausência de chuvas ainda mais prolongada.

Acesso a recursos

Com o reconhecimento federal, os municípios atingidos por desastres podem solicitar recursos do MDR para atendimento à população afetada, restabelecimento de serviços essenciais e reconstrução de equipamentos de infraestrutura danificados pelo desastre.

A solicitação deve ser feita por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2iD). Com base nas informações enviadas, a equipe técnica da Defesa Civil Nacional avalia as metas e os valores solicitados. Com a aprovação, é publicada portaria no DOU com a especificação do montante a ser liberado.

Como proceder em tempo seco

Em situações de baixa umidade do ar, a Defesa Civil Nacional recomenda beber bastante água, mesmo sem sede, evitar atividades ao sol nas horas mais quentes do dia e usar umidificadores de ar ou toalhas molhadas nos recintos fechados. Confira mais dicas neste link.

Envie gratuitamente um SMS com o número do seu CEP para 40199 e receba alertas de situação de risco em sua localidade.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo